18/01/2011

Auto Avaliação

Todo professor num determinado momento da sua carreira tem dúvidas quanto a sua competência profissional, por isso deixo aqui um convite a reflexão. Espero que ajude na auto avaliação de cada um.

1. Como está meu relacionamento com meus alunos? Eles me vêem como amigo ou apenas como um transmissor de conhecimento? Respeitam-me ou apenas sentem medo de mim?

2. Tenho colaborado para que o relacionamento entre eles seja amistoso e cooperativo, ou estimulo a competitividade desenfreada?

3. Tenho favorecido a independência e autonomia dos meus alunos?

4. Dou atenção ao que as crianças falam, aproveitando esses assuntos para minhas aulas, dialogando e discutindo, tentando formar cidadãos com idéias próprias?

5. Proporciono atividades variadas, que envolvem os diferentes eixos: linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, artes, música e movimento? Ou tenho privilegiado somente algumas? Proporcionando atividades físicas além do parque?

6. Procuro trabalhar com atividades que despertem o interesse dos alunos? Que partem do concreto? Da manipulação? Da comparação? Jogos?

7. Percebo o progresso de meus alunos, procurando avaliar cada um em relação a si mesmo? O que estou fazendo com meus alunos que encontram dificuldades? Tenho tentado novas estratégias ou tenho somente me impacientado?

8. Consigo perceber minhas dificuldades e dividi-las com as colegas e a Equipe Técnica para buscar a superação? Aceito críticas e sugestões?

9. Interesso-me por textos, experiências e outros de minha área procurando aperfeiçoar a minha prática? Ou acho que já aprendi bastante e mais nada pode ser acrescentado aos meus conhecimentos?

10. Acredito na importância do trabalho que realizo? Apesar de todos os problemas, ainda me sinto feliz sendo professor?

Tânia Mara V. de Oliveira
Coordenadora Pedagógica

Nenhum comentário:

Postar um comentário