29/03/2012

Oficina de Arte para Educação Infantil

As aulas de Arte na Educação Infantil deveriam ser encaradas mais a sério pelos educadores. Quando bem elaboradas e utilizando diversos materiais, podemos não só incentivar a criatividade, mas também explorar vários conceitos. Ao oferecer outros tipos de materiais além da massa de modelar industrializada permitimos que os alunos explorem diversas consistências. Argila, barro, papel machê devem fazer parte das atividades dos alunos. Fazer a sua própria massa de modelar além de prazeroso pode servir para trabalhar noções matemáticas (receita / quantidade). Materiais de consistência mais dura também devem manuseados pelos pequenos, pois fortalecem o tônus muscular, trabalha a coordenação motora e o tipo de força empregada na execução da atividade.
Trabalhar com tintas variadas também é muito importante nessa faixa etária. A escolha do material utilizado deve começar na educação infantil.
A mistura de cores é uma atividade prazerosa onde os alunos fazem descobertas interessantes.
Enfim, é enorme a gama de atividades que podem ser proporcionadas aos pequenos e irão auxiliar nas tomadas de decisões, criação de hipóteses, criatividade e construção do conhecimento.

1) Associação de cores e sentimentos: pinte cada expressão com uma cor que a represente (algre / triste / zangado / raiva / amor).

2) Contraste: desenhar com giz preto no papel branco e com giz branco no papel preto. É aconselhável fazer os seguintes questionamentos;
- O que vocês acham que vai acontecer se eu desenhar com giz preto na folha preta? E com giz branco na folha branca? Por quê? E se eu desenhar com giz preto na folha branca e com branco na folha preta?

3) Carimbagem: utilizar diversos materiais, sucatas, frutas e legumes para fazer uma composição com carimbos. Pode-se utilizar outra técnica para finalizar a obra.

Receita de Papel machê

Receita 1

Material necessário: 1/4 de rolo de papel higiênico; farinha de trigo; gesso em partes iguais a da farinha de trigo e cola branca.

Etapas:

1 – Corte o papel em pedaços bem pequenos e deixe-os de molho em bastante água durante a noite; Ferva-os na mesma água, durante uma hora. Para obter melhor qualidade no trabalho, é importante que o papel fique completamente desmanchado;

2 – Em seguida coe o papel num pano, até tirar toda a água. Coe de cada vez quantidades que você possa espremer facilmente com as mãos e não misture esses “bolos” entre si;

3 – Depois de espremido todo o papel, acrescente o gesso e a farinha de trigo, previamente misturados. A proporção para a massa é de uma colher de sopa cheia da mistura farinha-gesso e uma colher de sopa de cola fria, para cada “bolo” de papel;

4 – Amasse bem, até obter uma pasta homogênea. Se estiver muito seca pode esfarinhar. Neste caso, acrescente água aos pouquinhos, até obter o ponto em possa trabalhar a massa. Se a água começar a escorrer entre os dedos, é porque você colocou quantidade excessiva. Neste caso, acrescente um pouco mais de gesso.

Obs: Não prepare quantidade maior de massa do que aquela que você pretende usar, pois uma vez seco o gesso, não será possível aproveitar a massa. Se desejar fazer escultura com esse material, não use gesso, ao preparar a mistura. Faça-a apenas com o papel, farinha e cola fria, na proporção indicada anteriormente.

Receita 2

Material necessário: jornais; cola fria e um recipiente.

Etapas:

1 – Rasgue o jornal em pedaços não muito grandes e coloque-os em um recipiente;

2 – Despeje sobre eles água e deixe o papel amolecendo por 24 horas (ou, no mínimo, por 10 a 12 horas). Acrescente um pouco de água sanitária para tirar o mal cheiro;

3 – Esprema a massa para tirar o excesso de água e bata no liquidificador;

4 – Recoloque as bolas formadas no recipiente, adicione a cola e forme uma massa, de preferência, compacta; trabalhe-a bem com as mãos e ela está pronta para ser usada.

Obs: Se você quiser pode passar um verniz para dar brilho na peça e também para impermeabilizá-la.

Receita de Massa de Modelar

Receita 01:

Aprenda a fazer massa para modelar e depois solte a imaginação. Mas, não esqueça que um adulto deve estar por perto. Ingredientes 1 xícara de bicarbonato 1/2 xícara de amido de milho 2/3 de xícara de água morna corante vegetal, tinta guache ou suco em pó Modo de fazer Misture o bicarbonato e o amido de milho numa panela. Acrescente a água e misture novamente. Peça para um adulto ferver até obter a consistência de um purê. Depois, deixe esfriar, amasse e acrescente o corante escolhido

Receita 02:

ingredientes: - 4 medidas de farinha de trigo - 2 medidas de sal - 2 medidas de água - 1 medida de vinagre - 1 medidas de tinta guache modo de preparo: pegue tudo e misture em uma tigela. jogue primeiro a farinha de trigo e o sal. depois, a água e o vinagre e, por último, a tinta guache. misture bem, e enrole a massa com a mão até que fique bem igual é isso... o senac indica como colher, como não sabia qual e por poder ser qualquer coisa desde que se mantenha a proporção, escrevi medida, pra cada um fazer o quanto der vontade. "daí é só deixar a garotada usar a imaginação!"

Receita 03:

Que tal aproveitar uma tarde livre ou o fim de semana fazendo esculturas, colares, brincos, porta-coisas ou modelando o que você quiser? Trazemos para vocês uma receita para fazer massa de modelar. Sim, aquela massinha que sempre temos na escola, que é uma delícia de brincar. Anotem aí que é muito fácil, rápido e econômica! - 1 xícara (chá) de farinha de trigo - 1 xícara (chá) de sal - Água Para fazer a massa, misture a xícara de sal com a de farinha de trigo em uma bacia grande. Em seguida vá colocando água bem devagar e mexa sem parar, até que a massa fique bem juntinha, homogênea e não grude mais na mão. Já está pronta! Faça o que quiser e pode pintar também. Divirta-se!

Receita 04:

Ingredientes: 3 xícaras de farinha de trigo 1 xícara e meia de sal 6 colheres de chá de cremor de tártaro. Caso não ache, pode substituir por fermento em pó. 3 1/4 xícaras de água 3 colheres de óleo Corante alimentício (anilina colorida nas cores que você quiser) Misture todos os ingredientes secos juntos em uma panela grande até que não hajam pedaços. Misture os ingredientes úmidos (exceto o corante alimentício) até que não permaneçam pedaços. Cozinhe em fogo alto por 3-4 minutos, até que uma massa se forme. Separare em várias porções, adicione corante alimentício em cada porção separada e amasse até a cor ficar uniforme. Armazenar em recipientes hermeticamente fechados.

Receita 05:

4 xic de chá de Farinha de Trigo
1 xic de chá de Sal
1 + 1/2 xic de chá de água
1 colher de óleo
Colorir com anelina ou tinta guache
Não precisa ir ao fogo

Tinta caseira

Receita 1:

Ingredientes:
- Pó de pintor
- Goma arábica
- Água
- Glicerina
Modo de Preparar: Para uma medida de pó corante, uma medida de goma arábica. A água é acrescentada aos poucos. Bata bem até obter uma pasta cremosa e consistente. Você pode acrescentar uma colher de glicerina e continuar batendo. Guarde em vidros bem fechados, com um pouco de água sobre a pasta.

Receita 2:

- 1 colher de sopa de gesso.
- 2 colheres de sopa de goma arábica
- 2 colheres de sopa de pó corante
- 1 colher de sopa de Lysoform bruto.
- Água que baste para obter a consistência desejada.
Modo de Preparar: Misture tudo muito bem e coloque gesso por último.

Receita 3:

- 2 colheres de sopa de pó corante ou anilina.
- 2 colheres de sopa de goma arábica
- 2 colheres de sopa ( ou mais) de água.
- 1 colher de sobremesa de álcool
- 2 ou 3 gotas de glicerina.
Modo de Preparar: Misture tudo muito bem.

Receita 4

Material: 1 litro de água; 1 xícara de chá de farinha ou amido de milho; 3 colheres de sopa de vinagre; anilina ou guache (diversas cores).

Preparo:
1. Misture bem a farinha e a água e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até conseguir um mingau uniforme, não muito grosso.
2. Deixe esfriar e junte o vinagre.
3. Divida a massa em vidros, tipo de maionese, e acrescente a anilina ou o guache (uma cor em cada vidro).
4. Conserva-se bem por aproximadamente 1 mês se mantido bem fechado.
5. Para usar, distribua entre as crianças pedaços de cartolina.
6. Retire a tinta do pote com uma colher e deixe-as desenhar com as mãos.
7. Coloque os trabalhos para secar à sombra.

Um comentário:

  1. Amei!!
    olá, meu nome é Alana e estou buscando atividades para fazer com crianças de 3 a 7 anos.
    são 40 minutos de atividades. e tem que ser algo rápido e que encante as crianças e os pais. vc teria algumas dicas para me passar?

    Amei seu trabalho, parabéns. Tenho certeza que com sua proposta irá fazer grande diferença nesta nova geração que está chegando.

    quero me cadastrar e receber sempre novidades. é possível?


    BJKA
    alana
    a

    ResponderExcluir